Prefeito recebe produtores rurais para debater melhorias em estradas

Município está recebendo novas máquinas que irão trabalhar nas estradas da área rural; também há previsão de novos recursos para esta finalidade

reuniao agricultores PNa tarde desta quinta-feira (11), o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, esteve reunido em seu gabinete com produtores rurais da região, em sua maioria do distrito de São Luiz. Os agricultores reivindicaram soluções emergenciais referentes à manutenção das estradas rurais da região e pediram uma posição do Município para tratar da questão.

Após ouvir os participantes, Marcelo informou que a Prefeitura disponibilizará máquinas e recursos que serão utilizados para a realização de serviços de melhorias nas estradas. “No momento, estamos recebendo quatro novos caminhões, sendo que três deles devem começar a rodar até o final do mês, e o outro estamos com autorização para trazer. Além disso, na semana que vem teremos uma reunião com a governadora do Paraná em busca de recursos para viabilizar novos equipamentos. A previsão é que cheguem, em breve, novas retroescavedeiras, caminhões, pás carregadeiras, entre outras máquinas. Desde que começamos a gestão, no ano passado, quase 85% das máquinas ou eram sucatas ou estavam quebradas. Estamos trabalhando para mudar isso ”, afirmou.

Outro ponto abordado pelo prefeito foi que, paralelamente a essas ações emergenciais, o Município está buscando formas de reestruturar, aos poucos, o orçamento da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, o que inclui a contratação de novos funcionários. “Temos cerca de 900 km de estradas rurais e temos consciência de que precisamos oferecer melhores condições aos produtores da área rural de Londrina. Faz parte do nosso planejamento aprimorar a capacidade de atendimento aos distritos, e isso inclui cuidar adequadamente e fazer uma manutenção permanente das estradas”, completou.

Para colocar em prática o plano emergencial, o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, reuniao agricultores 3Alexandre Fujita, informou que a Prefeitura tem mais de 1.360 horas-máquina já contratadas pela Secretaria Municipal de Obras, e que foram autorizadas pelo prefeito para serem transferidas para a pasta da Agricultura na realização dos trabalhos. “A intenção é poder iniciar os trabalhos ainda em outubro, mandando horas-máquina para o distrito de São Luiz. O Município trabalhará nos pontos mais críticos e continuará buscando recursos para realizar mais melhorias”, disse.

O produtor rural da região de São Luiz, André Rambalducci, esteve presente na reunião. Ele afirmou que as reivindicações dos agricultores das áreas distritais junto ao poder público perduram há muitos anos. “Temos problemas graves nas estradas rurais e muitos agricultores estão tendo dificuldades para trabalhar. As estradas e rodovias necessitam de manutenção efetiva e, por isso, estamos aqui. Sabemos que não é possível que tudo seja resolvido prontamente, mas o prefeito nos apresentou este plano de ações emergenciais e iremos aguardar o início dos trabalhos”, comentou.

Também participaram da reunião, o deputado estadual Tercílio Turini, os vereadores Jairo Tamura, Eduardo Tominaga, João Martins e Felipe Prochet, além de secretários municipais e outros representantes do Município.

Fotos: Sônia Lenira

Núcleo de Comunicação