Banner
   
Tamanho Texto

Busca

CMDCA publica chamada para a conferência dos direitos da criança e do adolescente

Share

Edital está disponível no Jornal Oficial do Município nº 3.331, pelo site www.londrina.pr.gov.br; evento será realizado nos dias 8 e 9 de novembro

Continuam os preparativos da X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que será realizada em Londrina nos dias 8 e 9 de novembro. Ontem (10), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Londrina (CMDCA) publicou o Edital de Convocação, nº 003/2018, reforçando a chamada para o evento. O documento reunindo informações diversas sobre o encontro saiu no Jornal Oficial do Município, edição nº 3.331, e está disponível para acesso no endereço www.londrina.pr.gov.br .

Nesta edição, o tema da Conferência é “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”. A abertura será no dia 8 de novembro com atividades das 13 às 18 horas, na Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (EPESMEL), localizada na Rua Angelina Ricci Vezozzo, 85, Parque das Indústrias Leves. O evento terá sequência no dia 9, neste mesmo local, com programação das 8 às 18 horas. São esperadas cerca de 800 a 1.000 pessoas.

conselho.CMDCA.DPDe acordo com a presidente do CMDCA, Rejane Romagnoli Tavares Aragão, a organização está em fase de sistematização e análise de todas as 720 propostas de políticas públicas que foram apresentadas durante as 21 pré-conferências realizadas em Londrina, entre agosto e setembro deste ano. Os encontros receberam mais de mil adolescentes e crianças. “As propostas precisam passar por aprovação do Conselho, que deverá levar, no máximo, 150 destas para serem debatidas e votadas na Conferência, havendo distribuição entre os cinco eixos temáticos fixados. Além disso, estamos alinhando a metodologia que será aplicada ao evento e definindo o cronograma oficial de atividades. Desde já, todos os conselheiros, entidades, usuários dos serviços públicos e a comunidade em geral estão convidados a participar”, afirmou.

A programação contará com palestras e explanações acerca do tema, da atuação do conselho, passando por cinco eixos, que são: A garantia dos direitos e políticas públicas integradas e de inclusão social; Prevenção e enfrentamento da violência; Orçamento e financiamento das políticas públicas; Participação, comunicação social e protagonismo; e Espaços de gestão e controle social das políticas públicas. Também haverá mesas-redondas e debates em grupos, formando uma rede de conversas entre os participantes.

O evento também terá votação para escolher os delegados que irão representar Londrina na etapa estadual da conferência. Foram indicados, nas etapas preparatórias da 10º Conferência, cerca de 320 pessoas como delegados, de diferentes segmentos sociais, que participarão dos debates junto a conselheiros municipais e representantes das 82 entidades e associações cadastradas ao Município, além de crianças e adolescentes atendidos pelos serviços públicos voltados a este público.

Rejane salientou que os debates são de importância fundamental para mobilizar quem já trabalha nesta área e, principalmente, chamar a atenção da comunidade sobre a necessidade de discutir melhorias nas políticas desenvolvidas em Londrina em prol da garantia dos direitos fundamentais e a proteção integral às crianças e adolescentes. “As crianças e adolescentes, usuários da rede sociassistencial, terão programação especial com atividades lúdicas sobre a temática do evento, brincadeiras, diversão e lazer”, finalizou.

Foto: Divulgação

Acesso Fácil

Menu Principal

Quem está Online?

Nós temos 3407 visitantes

Núcleo de Comunicação

Banner
Banner