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Perguntas Frequentes

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1. Como acessar e quais os requisitos para utilizar o Telecentro?


Todos da comunidade poderão utilizar sem distinção, devendo preencher um cadastro com os dados pessoais. Menores de 12 anos (veja Regimento Interno) deverão vir com autorização do responsável.
O usuário ao chegar ao Telecentro deve procurar o monitor que irá cadastrá-lo, o usuário deve possuir algum documento RG, CPF ou carteirinha da Biblioteca (no caso dos Telecentros localizados na Biblioteca), após o cadastro o monitor indicará o terminal disponível, o atendimento é de acordo com a ordem de chegada, devendo respeitar os horários agendados previamente. Qualquer dúvida o usuário deverá chamar o monitor.

 

 

2. A utilização do Telecentro é gratuita? Qual o tempo a ser utilizado?


Sim, o uso do Telecentro é gratuito, o usuário poderá utilizar no tempo máximo por 01 hora, caso não haja outro usuário aguardando, poderá utilizar por mais 01 hora.

 

 

3. Quais os horários que funcionam os Telecentros?


Os horários de funcionamento variam para cada Telecentro.

 


4. Quais sites posso acessar no Telecentro?


O acesso é livre com exceção de sites de pornografia, hacker em geral, ou que incentivem violência, racismo, pedofilia, uso de drogas ou outras ações ilícitas. O Telecentro possui logs de todos os acessos à internet e que serão guardados para futuros esclarecimentos, caso necessário. O usuário é responsável pelos seus acessos.

 


5. Esqueci minha senha, como recuperá-la?


Caso você esqueça sua senha de acesso, deverá procurar o monitor e solicitar a alteração da mesma.

 

 

6. Quem são os monitores?


Cada telecentro possui um monitor responsável pelo funcionamento do Telecentro, o qual deverá prestar atendimento aos usuários, sendo as principais funções do monitor(a): supervisionar e manter os equipamentos do telecentro diariamente; registrar usuários e indicar o terminal a ser utilizado; orientar os usuários na utilização dos aplicativos; submeter-se a treinamentos quando necessário; assegurar-se que os equipamentos do telecentro sejam mantidos em boas condições de uso; alertar o Comitê Gestor sobre as necessidades futuras de equipamentos e serviços; fornecer informações, assistência e aconselhamento aos usuários do telecentro; juntamente com o Comitê Gestor do telecentro, realizar uma avaliação contínua do telecentro.

 

 

7. Quando devo chamar os monitores?


Quando chegar em qualquer Telecentro, você deverá procurar o monitor para se cadastrar e obter seu login e senha, ou se já possuir cadastro verificar com o monitor qual o terminal poderá ser utilizado.
Caso tenha alguma dúvida ou dificuldade os monitores também poderão ser chamados.

 

 

8. Qual o papel do Comitê Gestor?

 

  • Acompanhar e fiscalizar o atendimento e as atividades gerais dos telecentros;
  • Apresentar propostas de melhoria e ampliação das atividades do projeto;
  • Apoiar o trabalho dos monitores e coordenadores para o bom desempenho do Projeto;
  • Discutir, aprovar, ou alterar o regimento interno e estatuto do telecentro;
  • Fazer, divulgação na comunidade local para que todos participem dos cursos/atividades;
  • Buscar Parcerias locais para manutenção do espaço e criação de novas atividades de capacitação.



9. Quais os softwares que encontro nos Telecentros?


Nos Telecentros estão instalados somente softwares livres: Linux Metasys, OpenOffice.org e Mozilla Firefox.

 

 

10. O que é software livre?


De acordo com a definição criada pela Free Software Foundation, softaware livre é o que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. A forma usual de um software ser distribuído livremente é sendo acompanhado por uma licença de software livre (como a GPL ou a BSD), e com a disponibilização do seu código-fonte.

  • A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito;
  • A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades;
  • A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo;
  • A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie. Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

 


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telecentro@londrina.pr.gov.br

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